terça-feira, 2 de junho de 2020

Irmãos Brocato

"Retirado en la paz de estos desiertos,
com pocos, pero doctos, libros juntos,
vivo en conversación com los difuntos
y escucho com mis ojos a los muertos"
Quevedo

Crimes e Aventuras

Livro em Português

Baixe gratuitamente fazendo um comentário no pé da página solicitando o PDF ou EPUB, juntamente com seu endereço de email (que não será publicado).

Autor: Crispim Mira

No final do sec. XIX, dois irmãos sicilianos fazem um pacto e partem para a América separados. O primeiro tratava de fugir da polícia, o segundo cumpria executar uma sentença de morte contra o próprio chefe de polícia local determinado pelo pacto. Assim começa a trama que inicia em Messina, passa por Istambul, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul e termina em Lages em 1º de maio de 1902.

A última vítima foi Ernesto Canozzi, filho de imigrantes italianos de Veranópolis, que residia em Porto Alegre e atuava como representante comercial, vendendo produtos da casa Almeida & Ltda em toda a serra gaúcha e catarinense.

Nesta época a imigração italiana era assistida por diversas entidades, entre as quais alguns jornais que divulgam os acontecimentos nas colônias, a situação das famílias e os problemas de integração social, além é claro, de fornecer notícias da Itália. O jornal Stella d’Italia, de Porto Alegre, dirigido por Adelchi Colnachi assume a causa do assassinato de Canozzi e não mede esforços para que os autores sejam descobertos e levados as barras da justiça. A casa Almeida & Cia oferece prêmio para quem possa achar o assassino.

A princípio os assassinos são detidos para averiguações, e como felizmente não vigia o estatuto da liberdade do réu até o fim do julgamento, o processo vai sendo montado e as descobertas sobre os antecedentes dos réus deixando claro que estavam envolvidos em outros crimes. A ficha cai, e por trás de um assassinato descobrimos uma história de charlatanismo e vigarice, de contrafação e truculência que Crispim Mira soube reconstruir com sua maestria de jornalista investigativo.

O livro pode ser obtido gratuitamente solicitando nos comentários abaixo, em PDF ou EPUB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você comentou no Blog de Carlos U Pozzobon. Sua mensagem será moderada dentro de algumas horas. Obrigado por participar.